quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cosméticos faciais para camuflagem

Os cosméticos faciais para camuflagem são elaborados para minimizar as anormalidades do contorno e da cor da face, com base nos mesmos princípios usados por um artista ao pintar um quadro.


A correção dos contornos anormais da superfície facial baseia-se no princípio de que cores escuras fazem as protuberâncias diminuírem, enquanto as cores claras fazem as depressões da superfície parecerem mais rasas. Pode-se criar uma superfície de aspecto homogêneo em uma face com cicatriz mediante sombreamento artístico. Produtos do tipo blush em pó adaptam-se melhor a essa finalidade. As áreas da face que precisam ser clareadas devem ser escovadas com um blush ou tampão rosa claro ou cor de pêssego. As áreas da face que precisam ser escurecidas devem ser escovadas com um blush ou realçadas com tom ameixa escuro ou com um acabamento fosco no tom bronze.
Esses mesmos princípios podem ser usados para otimizar a forma da face, o tamanho da fronte e do mento ou o contorno do nariz, com base em conceitos estabelecidos das proporções faciais perfeitas. A forma facial perfeita é oval e simétrica em relação à linha média. Uma face oval é uma vez e meia mais longa do que larga e deve afilar-se gradualmente da dimensão mais larga na fronte até a menor dimensão no mento. A face deve ser dividida em terços iguais, da parte superior à inferior, da seguinte forma: fronte à glabela, glabela à região subnasal e região subnasal à base do mento. A face deve ser dividida igualmente em quintos de orelha a orelha, sendo cada quinto da largura de um olho.
Por exemplo, uma face redonda pode ser camuflada para parecer mais oval com o sombreamento das margens laterais com um blush de cor mais escura para tirar a ênfase do aumento da largura. Uma face oblonga (muito longa) é sombreada com um blush de cor escura ao longo da fronte e do mento para tirar a ênfase do aumento de comprimento. Uma face quadrada é escurecida bilateralmente nas mandíbulas.
Esta mesma técnica de sombreamento também pode ser usada para corrigir uma forma insatisfatória de fronte ou mento. As frontes curtas se alongam com um blush claro aplicado abaixo da linha do cabelo, enquanto as frontes altas devem ter um blush escuro aplicado nesta localização. Um queixo recuado deve ter um blush claro aplicado na ponta e nos lados. Um queixo duplo deve ser sombreado com blush escuro sob a mandíbula inteira.
Infelizmente, a aplicação artística da cosmética facial não é substituta para uma face perfeita e, em alguns casos, as pacientes devem ser alertadas para pensar em uma revisão cirúrgica. A cosmética facial também pode ser usada para camuflagem de anormalidades da cor.

Camuflagem das anormalidades da cor
Falhas de pigmentação podem ser camufladas pela aplicação de um cosmético opaco que não permita que nenhum dos tons anormais da pele subjacente seja visto ou por aplicação de bases de cores complementares. Por exemplo, falhas de pigmentação vermelhas podem ser camufladas por aplicação de uma base verde, a cor complementar do vermelho. A mistura da pele vermelha com a base verde produz um tom castanho, que pode ser coberto facilmente com uma base facial mais convencional. Além disso, os tons de pele amarelos podem ser misturados com uma base de cor complementar púrpura para produzir tons castanhos.
As áreas de pele mais claras ou mais escuras do que o desejado podem ser camufladas pela aplicação de bases faciais com a quantidade apropriada de pigmento castanho para esconder o defeito.

Técnica de aplicação para bases faciais de camuflagem

As bases faciais de camuflagem mais populares são produtos cremosos retirados de uma garrafa ou lata com uma espátula e aplicados à mão para aquecimento. Esses produtos são os mais fáceis de usar, já que exibem um tempo de atuação longo e boas características de mistura com a pele necessitam de mínimas habilidades para sua aplicação e são adequados para usar na maioria das pessoas.
Inicialmente, deve ser selecionada uma base de maquiagem que esteja o mais próximo possível da cor de pele natural da paciente. Geralmente é necessário misturar, mas não mais de três cores devem ser combinadas; caso contrário, isto produzirá uma qualidade de cor final lamacenta. Se a paciente tiver um problema subjacente de pigmentação, isto contará como uma cor.
Uma vez escolhida a cor mais próxima de base, poderá ser necessário mistura com amarelo, se a pessoa tiver uma compleição cor de salgueiro, ou vermelhos, se a pessoa tiver compleição muito corada. Todos os tons faciais devem ser representados na mistura final de bases se for desejada a obtenção de uma boa correspondência de cores. A mistura geralmente é realizada por aplicação de pequena quantidade da maquiagem ao dorso da mão. Isso proporciona uma boa superfície para a mistura, o que pode ser levado facilmente à face para avaliar a correspondência de cores, e também aquece o produto, o que permite mistura e aplicação mais fáceis.
A mistura final de cores das bases é colocada em leves toques, não esfregada, na área com cicatriz e depois aplicada a partir da parte central da face para fora, em direção à linha do cabelo, por aproximadamente 8 mm, e segue sobre as orelhas e abaixo do queixo. É necessário forrar o cosmético onde a aplicação termina, para obter um aspecto mais natural. Nunca é demais enfatizar o modo de colocação em pontos porque as cicatrizes não contêm apêndices cutâneos, como óstios foliculares, necessários para a boa aderência dos cosméticos. Esfregar removerá a maquiagem quando for aplicada. Os cosméticos devem ser pressionados sobre a pele e deve-se esperar por 5 minutos para que sequem.
Após este breve período de secagem, o cosmético deve ser mantido com um pó em talco finamente moído e despigmentado para impedir manchas, para melhorar o modo de usar e para dar características à prova d'água, e ainda para conferir um acabamento fosco. A maquiagem de camuflagem é elaborada para ser usada com este pó e não funciona apropriadamente sem ele. O pó deve ser pressionado, não passado, sobre a base.
Por fim, os princípios do sombreamento e do realce, como previamente discutido, são empregados para minimizar as anormalidades de contorno com cicatrizes. Infelizmente, a base de camuflagem realmente pode acentuar as irregularidades de superfície da cicatriz e das estruturas normais da pele, como os poros e as rugas. Cicatrizes em depressão geralmente parecem mais escuras do que a pele em volta, ainda que seja aplicada base da mesma cor, em virtude da presença de sombras. Dessa forma, aplica-se um ruge em pó mais claro sobre a cicatriz. Se esta for elevada, aplica-se um ruge em pó mais escuro. Outros cosméticos faciais coloridos (como sombra para olhos, delineador de olhos, rímel) geralmente são necessários para dar um aspecto final atraente.
Em geral, a remoção de cosméticos de camuflagem requer mais que sabão e água em razão da natureza à prova d'água do produto. A maioria das empresas fornece um removedor de maquiagem oleoso para a remoção dos cosméticos e depois recomenda limpeza da pele com sabonete e água. O cosmético deve ser usado somente quando necessário e removido cuidadosamente na hora de dormir.

Nenhum comentário: